ÚLTIMASNOTÍCIAS

Alzheimer | Como diminuir a agitação?

jun

Alzheimer | Como diminuir a agitação?

A doença de Alzheimer é um transtorno progressivo neurodegenerativo visível quando algumas proteínas específicas do sistema nervoso não atuam de modo correto, caracterizando alguns défitis, como o  cognitiva, da memória e da linguagem, assim como o declínio gradativo da capacidade de realizar atividades diárias e uma série de alterações comportamentais e sintomas neuropsiquiátricos.

A evolução dos sintomas da doença de Alzheimer pode ser dividida em quatro estágios diferentes. Entre os sintomas apresentados, está a perda de memória recente, além de outros que surgem com o desenvolvimento da doença, como a perda de memória remota (dos fatos mais antigos), problemas na linguagem, incapacidade de se orientar no espaço e no tempo e agitação.

Os portadores do mal de Alzheimer requerem cuidados especiais, por isso, para auxiliar os pacientes que fazem tratamento em casa (Home Care), algumas medidas podem ser adotadas, contribuindo sobretudo para diminuição da agitação e resultando em uma melhor qualidade de vida e conforto do indivíduo:

• Evite sons muito altos, barulhos ou ruídos;
  • Tente não fazer mudanças repentinas no cotidiano do paciente;
  • Distraia, aborde assuntos novos e dê carinho à pessoa;
  • Busque falar tranquilamente e não discutir com o paciente;
  • Não receba muitas visitas em casa de uma só vez.

Caso não consiga acalmar o paciente, procure auxílio de um médico ou profissionais aptos a realizar esses cuidados.