COMO PODEMOS AJUDARNOSSAS ESPECIALIDADES

Psicologia da Saúde
Psicologia da Saúde

O QUE É?

A Clínica da Psicologia da Saúde trata-se da aplicação dos conhecimentos do campo da psicologia ao processo da saúde e aos cuidados com a mesma, assim como as doenças, com o principal intuito de maximizar o potencial humano para mudança de pensamentos, comportamentos e emoções relacionados ao adoecimento e sofrimento.

O Setor de Psicologia da Saúde do Instituto Neurológico de São Paulo visa empregar as estratégias psicoterápicas embasadas em estudos clínicos controlados e que demonstram eficácia e segurança, para as diversas condições clínicas e/ou cirúrgicas, as quais poderão se beneficiar de um tratamento multidisciplinar, sugerido pelos principais serviços de saúde do mundo.

Dentro da Psicologia da Saúde, é utilizado o biofeedback. Uma ferramenta terapêutica, que através de instrumentos eletrônicos, consegue identificar e controlar reações fisiológicas do paciente, como a frequência cardíaca, sudorese, resistência galvânica da pele, entre outras, que estão envolvidas em condições gerais de saúde, aumentando os efeitos da psicoterapia convencional e reduzindo custos do tratamento.

QUANDO RECOMENDADO?

A Psicologia da Saúde é recomendada para casos de condições psicológicas provenientes de doenças, representações somáticas de disfunções psicológicas, desordens psicofisiológicas, assim como para a prevenção de tais circunstâncias.