COMO PODEMOS AJUDARNOSSAS ESPECIALIDADES

Neuropsicologia
Neuropsicologia

O QUE É?

A neuropsicologia é uma ciência que tem como objetivo estabelecer a relação entre o cérebro e o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional de pacientes que possuem algum tipo de disfunção ou lesão cerebral. Visando o diagnóstico pré e pós-operatório de portadores de epilepsias e tumores intracranianos, e contribuindo para a detecção do local da lesão e das alterações de personalidade.

Através da avaliação neuropsicológica é possível traçar o perfil cognitivo e emocional, ou seja, conhecer as habilidades e dificuldades que o paciente apresenta em relação à orientação, atenção, concentração, percepção, linguagem, processamento de informações, capacidade de aprendizagem, memória, raciocínio, funções motoras, assim como, aspectos relacionados à impulsividade, agressividade, depressão, ansiedade, entre outros.

QUANDO RECOMENDADO?

A neuropsicologia é indicada para investigar quadros de epilepsias, traumas, demências, mal de Parkinson, depressão, transtornos psiquiátricos e do desenvolvimento, déficit cognitivo pós-tumores e pós-acidente vascular cerebral (AVC), dentre outras doenças neurodegenerativas, que podem acometer todas as faixas etárias.