COMO PODEMOS AJUDARNOSSAS ESPECIALIDADES

Neurologia
Neurologia

O QUE É?

A neurologia é uma especialidade do ramo da medicina que se dedica ao estudo da fisiologia e da patologia, assim como ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso central e periférico.

Dentre as disfunções mais comumente tratadas por essa especialidade está o acidente vascular cerebral (AVC), uma interrupção súbita do fluxo de sangue por uma artéria cerebral (AVC isquêmico) ou um extravasamento de sangue para o tecido cerebral (AVC hemorrágico). Como sintomas característico, o indivíduo pode apresentar desde a perda súbita de força em um dos lados do corpo, até a perda de consciência e convulsões.

Os sintomas iniciais podem ser diversos, portanto, o mais importante é procurar imediatamente um pronto-socorro com suporte de neurologista, para que seja feita a intervenção sobre o quadro o mais breve possível.

QUANDO RECOMENDADO?

A neurologia é recomendada para indivíduos que apresentam dor de cabeça grave ou contínua, acompanhada de outros sintomas como alterações na visão e vômitos, para quadros de dormência ou formigamento, tonturas, fraqueza muscular, confusão mental, perda de memória, dentre outros.