CLÍNICA DA NEUROENDOCRINOLOGIA

Endocrinologia é uma especialidade médica que trata os distúrbios dos hormônios da tireóide,testículos, ovários, adrenais, paratireóides e infertilidade masculina e feminina e também orienta e trata pessoas com diabetes melito e obesidade.

A avaliação é realizada pelo exame físico e exames laboratoriais, com dosagens dos hormônios e também com exames de imagens, como a ultrassonografia.

A neuroendocrinologia é uma especialidade da endocrinologia que avalia o hipotálamo, e as glândulas hipófise e pineal.

Estas estruturas estão localizadas dentro do crânio e são avaliadas através de exames hormonais e também com ressonância magnética.

Após o diagnóstico de qualquer patologia endócrina, o tratamento pode ser clínico, com o uso de medicamentos, ou em determinados casos a cirurgia é indicada.

Os tumores da hipófise podem ser tratados com medicamentos, mas se for indicado cirurgia, esta, na maioria das vezes, é realizada pelo nariz, sem necessidade da abertura do crânio. A cirurgia transesfenoidal deve ser realizada por neurocirurgiões funcionais e em centros especializados, sendo que algumas destas patologias podem estar associadas à infertilidade.

 
Parceiros:















© Copyright 2013 | Todos os direitos reservados | Instituto Neurológico de São Paulo
Cadastre seu nome e e-mail para receber informações